Administração é um vocábulo que, em latim, significa ad (direção para) e minister (obediência), ou seja, na origem temos uma forma de comandar. Administrar um estabelecimento, uma seção, uma equipe, é um ato que ocorre em todas as empresas, sem exceção, e ainda temos um tipo de administração peculiar que é a autogestão, que se refere à auto-administração do trabalhador, por que a empresa moderna tanto clama.
Tratando-se de formação profissionalizante, considera-se que fica clara a necessidade deste tipo de abordagem, não só no curso específico de Administração, mas em todos ministrados nas escolas técnicas. No modelo atual de empresa, sabemos que uma boa administração é fundamental. Em períodos anteriores à presente crise econômica mundial, a situação dos empregados era mais confortável, pois existia um equilíbrio que estabilizava mais o emprego, não ficando tão evidente a necessidade de um bom gerenciamento ou administração do trabalho.
Somada ao novo quadro econômico temos a globalização, que veio alterar o sistema de concorrência entre as empresas, passando de uma disputa amena para a competição selvagem, onde sobrevive aquele que supera a expectativa do cliente. Não se espera, nesse novo modelo, que o empregado fique esperando o que o chefe vai ordenar ou ; pelo contrário, deseja-se que esse tenha iniciativa, que saiba inovar, criar soluções para os problemas, que saiba conquistar novos clientes e manter os atuais; enfim, demonstre conhecimentos administrativos que, a cada dia, tornar-se-ão elementos implícitos nos pré-requisitos solicitados nas fases de seleção de pessoal.
créditos : http://www.cefet-rj.br/ensino/tecnico/pgcursos/administracao.htm
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